Um áudio acompanhado de uma mensagem que diz que o ex-presidente Lula foi grampeado falando ao telefone com o ex-presidente do PT Rui Falcão sobre o depoimento dado por Antonio Palocci ao juiz Sérgio Moro tem bombado nas redes, principalmente no WhatsApp. Mas a voz não é de Lula.
A mensagem tem logo em seu enunciado um equívoco, ao dizer que o diálogo foi travado “no momento da notícia da delação do Palocci”. O ex-ministro de Dilma e Lula ainda não fechou um acordo de colaboração premiada, apesar de ter sinalizado a intenção de negociar um.
O ex-ministro, na verdade, depôs na condição de corréu no inquérito que apura o pagamento de R$ 12 milhões de propina da Odebrecht para Lula na forma de um apartamento e na compra de um terreno para ser construída a nova sede do Instituto Lula.
No falso áudio, o homem que tenta simular a voz do ex-presidente se mostra alterado e diz que “ninguém teve a competência e a coragem de acabar com esse cara [Palocci]”. “Agora não adianta mais nada. Eu não tenho condição, estou cercado, dentro desse apartamento. Não posso sair nem do prédio. É muita pressão.”
Apesar de a mensagem dizer que se trata de um grampo, a voz de Rui Falcão não é ouvida em nenhum momento.
Procurado, o Instituto Lula diz que o áudio é falso.
Fonte: G1