Uma nova fake news sobre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a ser difundida entre grupos bolsonaristas: a de que ele morreu e foi substituído por um sósia.

O suposto substituto, no entanto, teria um dedo a mais que o Lula dito pelos propagadores de desinformação como original. Ex-torneiro mecânico, o presidente eleito não possui o dedo mínimo, amputado após um acidente de trabalho na empresa em que trabalhava, em 1964.


A tese divulgada toma como base montagens em que o petista, além de aparecer com dez dedos, teria características físicas diferentes das que apresentava em outras aparições, como o tamanho da orelha e uma quantidade maior de fios de cabelo.

A “fake news” não é a primeira a circular no universo dos grupos bolsonaristas. Desde o último sábado (5), como apontou o Bahia Notícias, seguidores do ex-capitão têm dito que Lula morreu durante o período em que ficou na Bahia, depois de um período internado.

O sósia de Lula, na versão desinformativa, estaria sendo preparado para parecer cada vez mais com o oficial, inclusive usando de artifícios como a veiculação de fotos adulteradas por sites de notícias para passar desapercebido.

Outra estória parecida foi espalhada por figuras alinhadas ao bolsonarismo, inclusive pelo professor de Medicina da Universidade de São Paulo, José Antonio Franchini Ramires, foi a de que o futuro mandatário do Planalto estaria internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com recidiva de câncer.

Por Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag