O governo federal pretende gastar até R$ 13,9 milhões com a contratação de um serviço de internet para as viagens nacionais e internacionais do presidente Lula. O serviço de Wi-fi será restrito ao AirBus A319CJ – também conhecido como “Aerolula”.

Esse novo contrato de internet do “Aerolula” será sete vezes maior que o atual. O acerto em vigência tem valor global anual de R$ 1,9 milhões e prevê a disponibilização de um pacote mensal de 45 gigabytes “com a possibilidade de transferência para o mês seguinte de 50% dos dados não utilizados no mês de referência”. Ainda pelo atual contrato, Lula e sua comitiva têm direito a cinco pacotes anuais de 25GB.


Agora, o novo contrato prevê a disponibilização de um pacote mensal de dados ilimitado e em uma velocidade superior a atual.

Governo federal elevou gastos de internet com “Aerolula”

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Presidência da República, optou-se por esse tipo de contratação ao se perceber que, ao longo do ano de 2023, houve uma elevação do volume de dados utilizados por Lula e seu staff durante as viagens internacionais. De acordo com o governo federal, houve um pico de utilização de 125 gigabytes ao mês durante o primeiro semestre do ano passado, uma quantidade quase três vezes superior ao contratado inicialmente.

A equipe de tecnologia da Presidência da República, conforme o estudo técnico, cogitou a contratação de um serviço de 180 gigas. Entretanto, “haveria o risco de se exaurir a franquia mensal”, segundo informações do governo federal.

“Ao avaliarmos a quantidade de minutos de conectividade em voo no mês de abril de 2023, quando se alcançou 125GB de uso e que totalizou 5040 minutos, ou seja um total de 84 horas de voo, e considerando que com o perfil de consumo estimado de 5GB por hora de voo em velocidade de 20Mbps, poderia alcançar um consumo de 400GB mensais”, informa o governo federal no estudo técnico de demanda desse serviço.

Mundo mais conectado?

“Com a crescente demanda por informação em tempo real, em um mundo cada dia mais interligado, a conexão por internet se torna fundamental a todos, tanto para fins de comunicação, informação e conhecimento, quanto para possíveis tomadas de decisão”, informa o governo federal no edital de licitação. O certame deve acontecer em 28 de fevereiro deste ano.

Ao longo do ano de 2023, Lula passou 64 dias fora do país. Foram viagens internacionais para 23 países, entre os quais Estados Unidos, Alemanha, Emirados Árabes, Índia e Japão.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag