Em publicação desta quinta-feira, 15, o portal Metrópoles destacou que a fuga dos dois traficantes do Comando Vermelho (CV), ocorrida nesta quarta-feira, 14, no Rio Grande do Norte (RN), ocorreu 11 meses depois de Luciene Farias, a “Dama do Tráfico” e mulher do criminoso conhecido como Tio Patinhas, chefe da facção no Amazonas, ter ido a Brasília reclamar das penitenciárias.

As audiências no governo federal foram realizadas em março de 2023, na sede do Ministério dos Direitos Humanos e administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, na ocasião sob o comando de Flávio Dino.


A “Dama do Tráfico” reclamou do rigor nas revistas aos visitantes

Os encontros na capital federal reuniram representantes de familiares de detentos, tendo a “Dama do Tráfico” como porta-voz das queixas. A principal reclamação foi com relação à revista de visitantes e ao chamado body scam.

As críticas foram às cinco penitenciárias federais, incluindo a de Mossoró, onde ocorreu a primeira fuga na história dessas instituições, supostamente de segurança máxima.

Tio Patinhas já esteve em Mossoró

Tio Patinhas, que atualmente cumpre pena no sistema prisional do Amazonas enquanto aguarda resposta da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) sobre seu retorno para uma penitenciária federal, já esteve detido em Mossoró.

Relembre a fuga na Penitenciária Federal de Mossoró

As primeiras investigações revelam que os presos Deibson Cabral Nascimento, o “Tatu”, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, o “Querubim”, de 35 anos, ligados ao CV, teriam conseguido fugir durante o banho de sol dos detentos, por meio de uma abertura no teto da cela. Essa foi a primeira fuga de segurança máxima no país.

Os nomes dos dois criminosos foram incluídos pela Polícia Federal (PF) no sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteira, isso significa que os foragidos passam a ser procurados também pela polícia internacional.

Fonte: Revista Oeste

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp