O governo pode estar prestes a banir o WhatsApp. A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (19), dias após o jornal revelar trocas de mensagens de assessores de Alexandre de Moraes. Nas conversas, o gabinete do ministro solicitava informalmente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) relatórios sobre pessoas investigadas nos inquéritos das milícias digitais e das fake news.
Governo vai banir o WhatsApp?
O WhatsApp pode deixar de ser usado para troca de informações entre os funcionários da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), órgão vinculado ao Ministério da Indústria.
A Folha, Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, confirmou a intenção de abrir uma licitação a fim de contratar empresas nacionais que prestem serviços semelhantes ao do mensageiro da Meta.
“Adeus. Estamos abrindo na @abdi_digital uma concorrência para adquirir um serviço próprio, nacional, de mensageria entre os colaboradores, de forma a preservar informações da indústria nacional. Chega de dar tudo de bandeja para a Meta/NSA/CIA do Sr. Mark Zuckerberg. Soberania”,
O antigo secretário-executivo do Ministério da Justiça ainda afirmou que a decisão de abandonar o WhatsApp está relacionada com a recorrência de casos de vazamentos e roubos de dados associados ao aplicativo.
Fonte: Tudoep