Participar de leilões de motos é uma das opções mais populares para pessoas que desejam comprar veículos em boas condições a preços mais acessíveis. No entanto, essa forma de compra muitas vezes gera dúvidas, especialmente quando se trata de legalizar uma moto adquirida em leilão.

Caso você também queira saber como realizar esse processo, confira o guia passo a passo disponível no blog da Sodré Santoro e aprenda como obter a documentação da sua moto de leilão!


Verifique a documentação

Um veículo adquirido em leilão só pode ser regularizado se o seu documento indicar “pequena” ou “média monta”, ou seja, danos reversíveis que não comprometam o funcionamento do veículo.

Portanto, lotes com “grande monta” – motos consideradas sucata, que possuem mais de 75% de sua lataria comprometida – não podem ter sua documentação regularizada. Por isso, é extremamente importante avaliar a documentação do veículo antes de arrematá-lo.

Faça a inspeção

Um dos primeiros passos para regularizar sua moto de leilão é realizar a inspeção CSV (Certificado de Segurança Veicular) – um documento que atesta a aptidão do veículo para circular novamente. Essa vistoria verifica diversos itens de segurança, como sistemas elétricos, alinhamento, balanceamento e muitos outros pontos.

Para realizar essa etapa fundamental, é necessário obter uma autorização prévia de vistoria do Detran e levar sua habilitação e o documento do veículo a um posto especializado em vistorias credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Fique de olho nos prazos

Quando uma moto de leilão é arrematada, a empresa vendedora – que não é a organizadora do leilão – é responsável por definir os prazos e as condições para a regularização do veículo. Ela é a responsável por iniciar o processo documental junto ao Detran e ao antigo proprietário do lote.

Portanto, é importante que o arrematante do veículo esteja atento aos prazos acordados com a empresa e acompanhe de perto o procedimento de regularização, a fim de evitar contratempos.

Autorização do Detran

Após realizar a inspeção da moto de leilão e obter o certificado CSV, o arrematante deve comparecer ao Detran e iniciar o processo administrativo de regularização documental. É responsabilidade do novo proprietário levar a nota de arrematação ao departamento dentro do prazo fixo de 30 dias. É fundamental estar ciente de que atrasos na entrega da documentação solicitada implicam em multa de averbação e três pontos na carteira de motorista.

Para realizar a regularização do veículo leiloado, o arrematante deve comparecer ao Detran com os seguintes documentos:

  • Requerimento para desbloqueio de sinistro;
  • Nota fiscal original de compra da moto do leilão (emitida pelo leiloeiro);
  • Original do Auto de Leilão (emitida pelo leiloeiro);
  • Originais e cópias de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência;
  • Certificado de registro de veículo (CRV);
  • Certificado de segurança veicular (CSV);
  • Laudo de vistoria obtido em Empresa Credenciada de Vistoria (ECV);
  • Comprovante bancário do pagamento da taxa de emissão do CRV (Certificado de Registro do Veículo).

O prazo mínimo para que o Detran conclua a regularização documental da moto de leilão é de 90 dias úteis, podendo haver variações.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp