Uma empresária de Santos resolveu comprar um carro em um leilão. Deu o lance e arrematou o seu sonhado Hyundai HB20. Pagou R$ 31,8 mil, valor abaixo do mercado, mas não levou. Era golpe.

Segundo publicado pelo portal G1, a mulher que não foi identificada fez o pagamento através de um depósito bancário na conta que constava no site da empresa de leilões, que era falso. E golpes como esse são mais comuns do que se pensa.


Atenção aos detalhes

Mesmo tendo certeza sobre o site da empresa, o recomendado é manter contato com os respectivos canais oficiais. Qualquer contato por telefones ou e-mails externos só devem ser respondidos após confirmação.

No caso da empresária, um telefonema avisou que ela teria feito o lance vencedor e que teria que fazer o depósito.

Essa medida é importante pois infelizmente os criminosos podem estar cooptando pessoas de dentro das empresas, que repassam informações privilegiadas, e assim, mandam uma cobrança falsa, e a pessoa acaba sendo vítima de golpe.

Marcelo Miguel Rodrigues dos Santos. advogado especializado em leilões de veículos

De acordo com o advogado, criminosos fazem em anúncios em redes sociais oferecendo a venda dos veículos fora da disputa em leilão. “Normalmente são veículos mais baratos, como motos e carros populares”, diz.

“Além dos sites clonados, os criminosos criam, todos os dias, diversos sites falsos, normalmente registrados fora do Brasil, utilizando CNPJs já existentes ou criando novas empresas para aplicar os golpes.”

Como comprar em leilão sem riscos

  • O advogado recomenda que o interessado em comprar um carro em leilão deve fazer uma pesquisa minuciosa sobre a empresa antes mesmo de fazer o cadastro para evitar deixar os dados expostos a criminosos.
  • Outra dica é vistoriar presencialmente o carro em que pretende dar o lance, seja para ver se é real ou mesmo verificar se o veículo não tem danos que não foram revelados no edital.
  • Santos também aconselha a evitar negociar com empresas registradas fora do país.

Considerando que não existe uma única fonte de pesquisa e nem órgão regulador no âmbito nacional, se tiver dúvidas quanto a seriedade da empresa em negociação, procurar a ajuda de um profissional perito em leilões é essencial para escapar de muitas armadilhas.

Marcelo Miguel Rodrigues dos Santos.

Fonte: https://www.bol.uol.com.br

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp