O segundo leilão virtual do ano acontece na próxima quarta-feira (17) e tem disponíveis 642 veículos e lotes de sucatas que estão em Centros de Remoção e Depósito (CRDs) das cidades de Caxias do Sul, São Marcos, Antônio Prado, Flores da Cunha e Vacaria. O evento acontece diretamente no site da leiloeira Brandali Luisa Parmeggiani (http://www.pestanaleiloes.com.br), que comanda essa edição. Para participar, é preciso ler atentamente o edital 002/2024 e realizar o cadastro até 24 horas antes do início do evento.

Na ocasião, serão ofertados 234 veículos aptos à circulação, que podem ser arrematados pelo público em geral, e 71 lotes de sucatas, disponíveis para Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) credenciados à autarquia.

O DetranRS alerta para a importância de conhecer os bens antes de efetuar os lances. O contato dos CRDs está no item três do edital e a visitação pode ser feita nos quatro dias úteis antes do leilão. Dentre os veículos disponíveis, um VW Saveiro 1.6 2009 a partir de R$ 5.000 e um Hyundai GB20 S 2015 com lance mínimo de R$4.900.

Leilão virtual

A forma de realização é bem parecida com a presencial. O leiloeiro, em vídeo ao vivo, apresenta os lotes e os arrematantes enviam seus lances on-line. Será considerado vencedor o licitante que tiver feito a maior oferta aceita, não sendo considerados válidos quaisquer lances enviados após o encerramento do apregoamento do lote.

Também haverá a opção de realização do pré-lance on-line, em que o interessado poderá dar lances prévios, ou seja, antes da abertura do leilão virtual. Os lotes que receberem ofertas nessa modalidade iniciarão o leilão virtual a partir do maior lance registrado no sistema. Caso não haja, no momento do leilão virtual, lance superior, o lote será considerado arrematado pelo licitante responsável pelo maior pré-lance.

As informações dos bens a serem leiloados, bem como os endereços dos locais de visitação, estão publicadas no edital 022/2024. O calendário com os demais leilões agendados e número de veículos ofertados pode ser conferido no site do DetranRS, menu Veículos, Leilões.

Alerta

O DetranRS tem recebido regularmente relatos de golpes de falsos leilões realizados em sites utilizando a marca da Autarquia e o endereço de seus credenciados. Dessa forma, a Autarquia passa a reforçar o alerta e apontar os cuidados necessários para interessados em participar de leilões:

1) Conferir no site oficial do DetranRS os próximos eventos > detran.rs.gov.br > menu Veículos > Leilões > Calendário de Leilões;

2) Verificar nos editais do leilão todos os veículos disponíveis para compra em cada depósito credenciado, seus lances iniciais, o site do leiloeiro oficial e demais informações;

3) Se possível, realizar visita ao depósito (CRD) onde está o veículo para verificar suas condições pessoalmente;

4) Participar do leilão na data e horário agendados pelo DetranRS e divulgados no site oficial (detran.rs.gov.br);

5) Caso seja atraído por um anúncio, desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final “.br”);

6) Pesquisar a empresa em sites de reclamação e/ou mídias sociais;

7) Suspeitar de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;

8) Não fazer transferências bancárias. Nos leilões do DetranRS, o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente em uma Delegacia de Polícia ou preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia Online.

Por Detran/RS