Nova pesquisa do Ipec mostra que, a duas semanas das eleições, é incerta a possibilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. O petista teria 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, podendo alcançar de 54% a 50% considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Só é dispensada a realização de segundo turno caso alguém obtenha maioria absoluta no dia 2 de outubro.

O cálculo dos votos válidos reproduz o que a Justiça Eleitoral faz na apuração oficial dos resultados. Por essa conta, o presidente Jair Bolsonaro tem hoje 34% no primeiro turno (eram 35% há uma semana). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) passou de 8% para 7% no período. Já a senadora Simone Tebet (MDB) foi de 4% para 5%.

A chance de definição do pleito no primeiro domingo de outubro foi uma das principais pautas das campanhas na última semana. Lula passou a buscar o chamado “voto útil” de eleitores que não votam em Bolsonaro, mirando em especial os apoiadores de Ciro e Tebet. O pedetista reagiu com propagandas na TV e internet em que diz ser um “voto inútil” trocar uma convicção pessoal pela chance de vitória no primeiro turno. Tebet e seus aliados classificaram a estratégia do ex-presidente como “desserviço”.

Bolsonaro também endureceu os ataques a Lula, buscando aumentar a rejeição dos eleitores ao petista — o que não havia acontecido até o fim da semana passada. No sábado, a campanha do candidato à reeleição dedicou todo o tempo que tem disponível na TV para negar que o ex-presidente tenha sido inocentado nos processos da Lava Jato.

No levantamento do Ipec, Lula tem 47% das intenções de voto no primeiro turno quando são levados em conta todos os eleitores entrevistados para a pesquisa. Bolsonaro é citado por 31%, enquanto Ciro e Tebet estão tecnicamente empatados, com 7% e 5% das menções, respectivamente.

Os pesquisadores do Ipec entrevistaram 3.008 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 18. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00073/2022. Esta é a quinta rodada da série de pesquisas contratada pela TV Globo, iniciada na metade de agosto.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp