Neste artigo, como estratégia de oposição e com muito interesse particular, naturalmente, com segundas e espertas intenções, eu vou me aproveitar da situação da macacada, vou distorcer os fatos e vou fazer fake news ou seja, comentários falsos.

Como minha conversa foge da realidade e ganha dimensões distantes dos fatos reais e, na medida em que, você está interessado em saber o que realmente acontece, neste exato momento, com a macacada, vou colocar você como participante de uma grande reunião dos quatro líderes. Vou repetir quatro líderes. Essa conversa de seis líderes só serve para encher lingüiça e não resolve o problema.


Uma mesa redonda. Quatro cadeiras acolchoadas. Um tema: lançamento de pré-candidatura para as eleições municipais de 2024. Quatro líderes: ex-prefeito Antônio Colonnezi, ex-deputado Jurandy Oliveira, ex-prefeito Diomário Sá, prefeito Dudy.

Uma frase para cada líder: frase no.1 “uma verdadeira loucura falar-se em pré-candidatura um ano e meio antes das eleições!” frase no.2 “está muito cedo para pensarmos em pré-candidatos, vamos governar o município, estamos na metade do mandato!” frase no. 3 “lançar pré-candidatos agora, dá a entender que estamos apressados em livramos logo do atual gestor!” frase no. 4 “como é que se lança um pré-candidato um ano e meio antes da eleição?”

Coloque uma frase na boca de cada líder e você vai observar que todos falam a mesma língua falada: é um grande equívoco, um grupo de situação, falar e até mesmo lançar nomes para uma eleição que acontecerá em 2024. No mínimo, não é razoável.

Você, agora, vai sair desta reunião, mas uma coisa vai ficar martelando a sua cabeça: por que está acontecendo isso (lançamento de pré-candidatos) na macacada? Na primeira esquina, você encontra o pré-candidato Thiago do Vale que vai te dizer: “eu nunca disse que era pré-candidato, uns amigos meus saíram com essa conversa e,,,”

Nesse momento a coisa fica séria e merece uma análise. Esse ‘grupo de amigos’ parece que tem uma força maior do que o ‘grupo de quatro líderes’ da macacada. Caso não tenha, pelo menos é muito mais inconseqüente e voluntarioso. Assim sendo, dá para imaginar o outro lado da moeda: será que tudo isso não é uma coisa orquestrada, pensada, planejada, elaborada, por algum grande pensador dentro do seleto ‘grupo dos quatro líderes’?

Pois bem, para dirimir as dúvidas vamos procurar saber de quem esse ‘grupo de amigos’ é amigo. O ‘grupo de amigos’ disse que o deputado Jurandy Oliveira “é a do…. da política de Ipirá”; disse que Antônio Colonnezi ‘não é mais líder e que está superado”; de Diomário Sá não disse nada; e de Dudy são mais amigos do que amigos do pré-candidato, que nem prefeito é.

Na sequência dos fatos, o grupo de amigos do deputado Adolfo Menezes, deu um chega-prá-lá na candidatura do filho do deputado Jurandy Oliveira. O líder Antônio Colonnezi ficou com Jurandy. O ex-prefeito Diomário ficou com os dois, sem ao menos anunciar o voto pessoal. O deputado Jurandy comeu calado, era bem mais receptivo com votos, dentro da jacuzada do que no grupo dos amigos.

Sem segundas intenções, lançaram um nome (Thiago do Vale) como pré-candidato, É para o enfrentamento com a jacuzada? Não, não, não, a eleição está longe, será no próximo ano! É para o confronto interno. É para medir força e impor posição dentro da própria macacada. É a briga pelo controle do grupo dos macacos. Quem tiver a unha maior que suba na parede. Por isso essa pré-candidatura teve que ser lançada agora, bem longe do pleito. O que menos importa nisso tudo é a ‘briga de araque’ com o grupo da jacuzada.

Observe o adesivo: “estou com o novo macaco”. Por que novo macaco? Porque querem pisar no pescoço; botar debaixo das botas o velho macaco. Seria mais ou menos o seguinte: vamos empurrar goela abaixo do velho macaco a vontade e os interesses do novo macaco. É assim que a música toca.

E a dança acontece de acordo com a música. SE (olhe o se) estiverem pagando para os eleitores macacos colocarem o adesivo do novo, significa uma facada no coração de quem? Do velho macaco ou não é? Só não enxerga quem não quer ver.

Evidente, que para toda ação existe uma reação. Qual foi a reação do deputado Jurandy Oliveira? Ficar ao lado da vice-prefeita Nina Gomes que lançou a pré-candidatura à prefeita numa live. O que fez o líder Antônio Colonnezi? Apoiou a pré-candidatura de Nina Gomes. O que fez Diomário Sá? Nada. Talvez pense em precipitação e unidade do grupo. O que fez Dudy? Está vendo a toca dos macacos pegar fogo e não tá nem aí, porque aprendeu com o ex-prefeito petista: “quem disse que é assim? Você se lança prefeito e ainda coloca o vice. Não é assim não, quem manda é o prefeito.”

E quem é ‘o traíra’ do grupo de líderes da macacada? Sou eu lá que vou saber, minha mãe é que não é! ‘O traíra’ será aquele que vier com uma conversa mole, pastosa, toda ensaboada ou até mesmo, fazendo uma nota jogando água na fervura, na base do: você sabe, nossa idade está chegando e nós precisamos de descanso, de não se preocupar mais com esse inferno que é prefeitura, está chegando o momento da gente viajar mais, aproveitar mais o resto de vida que nos resta, então vamos renovar o grupo, vamos passar para os mais jovens, vamos marchar unidos, a unidade do grupo é a questão fundamental, até mesmo, mais do que o nome NOVO apresentado. É assim que o Judas apresentar-se-á, em pele de carneiro.

E a confusão é tão aguda dentro da macacada, que eles terminaram por lançar duas pré-candidaturas um ano e meio antes das eleições. Pretensão que eles não queriam que acontecesse, mas tá na mesa, devido à fome de poder.

Dentro do esquema exposto, quem domina o poder local está com a faca e o queijo na mão. Se a vice-prefeita Nina Gomes foi escanteada no primeiro mandato que foi vice, no segundo, será esmagada. Isso é óbvio. Se o líder Antônio Colonnezi foi pouco lembrado nesse mandato macaco, no seguinte, será esquecimento total. Se o deputado Jurandy Oliveira tomou um canto de carroceria nesse mandato, no próximo será atropelado. Não paguem prá ver, pois quem viver verá.

Este artigo não busca explicar, esclarecer a verdadeira situação hora encontrada entre os líderes do grupo macaco. Por isso eu digo que, a contradição aflora na medida em que a pré-candidatura de Thiago do Vale serve para impor o predomínio do ‘poder de família’ dentro grupo macaco, ‘uma agremiação claramente mais abrangente e aberta do que o grupo da jacuzada’, como dizem em nota. Seria transplantar para dentro da macacada, a característica que os macacos mais criticam da jacuzada, ‘grupo dominado por família’.

Não será uma nota simplória que vai arrefecer os ânimos dentro da macacada. Se alguém diz para Antônio Colonnezi: “se você tem o direito de escolher Nina, eu tenho o direito de escolher Thiago” está botando lenha na fogueira.

Se alguém escreve que o prefeito Dudy indica e apóia o nome do seu atual Secretário de Finanças do município, Thiago do Vale, para disputar a vaga, está jogando uma caçamba de lenha na fogueira, desde quando, quem o fez foi o PSD e não o prefeito.

Se alguém coloca as duas pré-candidaturas com o status de liderança estará criando uma dificuldade maior para o grupo, desde quando, alguém terá ou vai se achar com um calibre maior do que o outro. Vai empacar o jogo.

Diante de toda análise mentirosa que fiz e reconheço, vou pegar um parágrafo verdadeiro na nota: “Uma característica forte de Antônio Colonnezi, como líder político, foi abrir o grupo, saber agregar lideranças dentro do grupo “macaco”, tornando o grupo forte, com um histórico de diversas vitórias no campo político.”

Eu concordo com essa idéia. Creio que o líder Antônio Colonnezi diante da sinuca de bico em que foi colocado, vai se sair com muito gabarito dessa situação. Com o jogo emperrado por duas pré-candidaturas, o grande líder vai descartar as duas e como solução apresentará a chapa de dois vereadores: Jaildo na cabeça e Divanilson na vice e desta forma, derrotará de uma só tacada, os amigos de Dudy e a jacuzada. Só poderemos dizer que isso é verdadeiro no ano que vem.

Dizendo isso, eu sou mais sincero do que a nota publicada.

Escrito por Agildo Barreto

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp