O Pix é uma transação que já entrou no dia-a-dia de todos os brasileiros. Mesmo assim, muitas dúvidas persistem em relação a diversos detalhes dessa modalidade de transação instantânea, especialmente quando se trata de seus limites para pagamentos e transferências.

A preocupação com a segurança financeira é uma prioridade para muitos brasileiros, e compreender as regras e limites das transações eletrônicas na era do Pix é fundamental.


Criado em 2020 pelo Banco Central, o Pix foi introduzido como uma opção de transferência bancária instantânea e gratuita, disponível para pessoas físicas e jurídicas. Contudo, diante do aumento dos golpes virtuais, o Banco Central implementou limites para as transações via Pix, visando garantir a segurança dos usuários.

Limites

Durante o período noturno, das 20h às 6h, o valor máximo transferível via Pix é de R$ 1 mil, em dias úteis e fins de semana. É importante destacar que, mesmo fracionando em múltiplos Pix, se a soma atingir R$ 1 mil nesse intervalo, a operação será bloqueada.

Apesar desses limites, muitas instituições financeiras também estabelecem limites diários semelhantes aos aplicados em cartões de débito ou transferências TED. Durante o dia, não há um valor máximo específico para transações via Pix, desde que se respeitem as regras dessas outras modalidades.

Contudo, vale destacar que algumas instituições podem impor restrições específicas quanto a valores ou quantidade de Pix realizados. Para uma gestão mais precisa desses limites, muitos bancos oferecem a possibilidade de configurações por meio de seus aplicativos, inclusive permitindo o aumento do valor máximo durante o período noturno.

Regras do Banco Central

Inicialmente, o Pix não possuía limites, mas em resposta à crescente incidência de crimes virtuais, o Banco Central optou por impor restrições, fortalecendo a segurança dos usuários. Essas regras também se aplicam a transferências entre contas da mesma instituição, TED e pagamento de boletos.

Paralelamente às discussões sobre o Pix, a tradicional transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC) encerra sua existência após quatro décadas. Perdendo espaço para o Pix nos últimos anos, o DOC foi descontinuado pelos bancos, representando uma transição significativa na dinâmica das transações financeiras.

Embora o DOC tenha sido utilizado para transferências até as 22h, com a transação concluída no dia útil seguinte, sua relevância diminuiu drasticamente. Dados da Federação Brasileira de Bancos indicam que, no primeiro semestre de 2023, as transações por DOC representaram apenas 0,05% do total de operações realizadas, contrastando com a expressiva preferência pelo Pix, que registrou 17,6 bilhões de operações.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag