Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º), por encomenda da Globo e do jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% em um eventual segundo turno da eleição e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 38%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Nesse cenário, 6% disseram que votariam em branco ou nulo, e 2% não sabem. Diante desse quadro, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno.

A sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2).


  • Lula (PT): 54% (eram 54% na pesquisa anterior do Datafolha, de 29 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 38% (eram 39% na pesquisa anterior)

Em relação ao primeiro turno, Lula tem 50% dos votos válidos, e Bolsonaro, 36%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um.

Foram ouvidas 12,8 mil pessoas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do país. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp