Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da disputa presidencial, divulgada nesta sexta-feira (7), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas.

O Datafolha ouviu 2.884 pessoas face a face entre quarta-feira (5) e esta sexta (7). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-02012/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Considerando os votos totais, que incluem brancos e nulos, Lula tem 49%, contra 44% de Bolsonaro. Os votos brancos e nulos representam 6% dos entrevistados. Os que não sabem ou não responderam são 2%.

Confira abaixo os resultados.

Segundo turno – votos válidos

Intenção de voto estimulada para presidente

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 53%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 47%

Segundo turno – votos totais

Intenção de voto estimulada para presidente

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 49%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 44%
  • Branco/nulo/nenhum – 6%
  • Não sabe/Não respondeu – 2%

Publicado por Wellington Ramalhoso / CNN

Tag