Uma imagem com a foto do surfista, ao lado de uma frase atribuída a ele, começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp no final de julho de 2021.

De acordo com a publicação, o ganhador da medalha de ouro no surfe nas olimpíadas de Tóquio, Ítalo Ferreira, teria dito em entrevista ao jornal New York Times que está muito triste com a corrupção no Brasil e que o seu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia.


Será que ele disse isso mesmo?

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca no site do jornal New York Times e não encontramos nada relacionado entre as reportagens que citam o atleta.  

A única frase do surfista publicada no jornal foi: 

“PARA MIM, FOI UM LONGO DIA […] MAS FOI UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE.”

A frase acima foi publicada em uma reportagem do New York Times do dia 27 de julho de 2021, que fala sobre as vitórias do brasileiro e da norte-americana Carissa Moore no surfe nas Olimpíadas de Tóquio.   

Não encontramos nada parecido com a frase atribuída ao Ítalo Ferreira em outras entrevistas dadas por ele a outros meios de comunicação.

A única menção que encontramos do atleta a respeito de corrupção foi feita por ele em janeiro de 2021, quando Ferreira publicou a seguinte frase: “A corrupção nos estados mata mais que qualquer vírus. Triste realidade”:

Conclusão

É falso que o surfista Ítalo Ferreira teria dito em uma entrevista ao jornal New York Times que seu maior sonho é ver o ex-presidente Lula na cadeia!

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp