A 2ª Zona Eleitoral de Ipirá suspendeu o resultado da pesquisa da eleição para prefeito de Ipirá, do instituto Painel Brasil Consultoria e Pesquisa de Mercado, que seria divulgada nesta quarta-feira.

A pesquisa foi impugnada porque, segundo a justiça elitoral, o instituto de pesquisa usou como referência para o cálculo do resultado o número de habitantes de Ipirá em 2010, dez anos atrás, o que não corresponde ao número de habitantes em 2020, o que teria um resultado errado e que não atende aos requisitos legais para pedido de registro porque o Instituto Painel usou parâmetros duvidosos para obtenção do resultado.

Em seu despacho, o juiz eleitoral informou que “a divergência da fonte apontada compromete a idoneidade da pesquisa contrariando toda sistemática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, instância jurídica máxima da justiça eleitoral brasileira.

Sendo assim, a única pesquisa registrada no TSE, portanto, atestada oficialmente, aponta a liderança de Dudy nas intenções de voto, com uma dianteira de mais de treze pontos percentuais em relação a Marcelo Brandão.

A pesquisa que mostra Dudy à frente foi feita pela Seculus Consultoria e Assessoria e pelo site Bahia Notícias mostra que o candidato do PSD e ex-vice prefeito tem com 47,2% pontos, contra 33, 46% de Marcelo Brandão.

Por Ipirá Negócios