Pela primeira vez, em Ipirá, foi eleita uma vereadora do PCdoB para a Câmara Municipal. Não foi tarefa fácil; foi uma luta árdua e intensa. O PCdoB teve 2.187 votos e o coeficiente eleitoral ficou em 2.296 votos, faltando109 votos para atingir o coeficiente, portanto foi ocupada a 15ª. vaga. Se o PCdoB tivesse atingido o coeficiente a última vaga seria do PT.

Quero parabenizar a vereadora Luma e a todos os candidatos que fizeram o bom combate: Emerson de Aníbal, professora Marina, professora Jeane, Binho de Vavazinho e Kau da Antena, que foram fundamentais nessa conquista.

Quero alertar ao PT (1773 votos) e ao Partido Republicanos (1.200 votos) para a seguinte situação: O PP (partido da vice Nina) teve 3894 votos, elegeu dois vereadores, Ernesto de Nova Brasília e Rafael, com voto popular, mas o PP (direção) cometeu um grave crime eleitoral, colocando uma laranja como candidata (Ivete) que teve ZERO VOTO. Tudo isso para colocarem mais candidaturas masculinas.

A Lei é clara, observe o comentário: “O registro de uma candidatura de fachada, chamada de laranja, é um crime contra a democracia. A falsa candidatura corresponde à fraude do sistema eleitoral para obtenção de vantagem ilícita na disputa pelo poder e envolve estratégia partidária, trapaça e muitas vezes corrupção. É uma encenação social na maioria das vezes com a finalidade de burlar as cotas eleitorais de gênero previstas em lei e/ou desviar dinheiro público destinado a apoiar candidaturas de mulheres (não exclusivamente, mas majoritariamente) para favorecer candidatos específicos, aumentando suas condições de elegibilidade.”

Se for considerado crime eleitoral serão anulados os 3894 votos e o PSB, também, teve uma candidata (Fabrícia)  com ZERO VOTO. Se a LEI for observada na rigidez da letra, esses votos serão anulados e perderão as duas vagas que serão ocupadas por Arnor do Sindicato (PT) e Paula de Enedino (PR).

Anulando esses votos, o coeficiente cairá e a última vaga será do Republicanos. Esse não é um problema do PCdoB, seria! Se uma vaga fosse ocupada por candidatos do PCdoB. Aí é problema do PT e Republicanos, que tem o direito legal de acionar a Justiça Eleitoral para ver o que acontece. Tudo depende da LEI e da coragem de defender a legalidade.

Por Agildo Barreto