Apelidada de “gripe do tomate” ou “febre do tomate”, uma infecção viral entre crianças vem sendo monitorada pelas autoridades indianas, que contabilizavam até o final de julho ao menos 82 menores de cinco anos infectados.

Frequentemente confundida com a doença de Mão, Pé e Boca ou mesmo com Covid-19, a “gripe do tomate” recebe o nome das bolhas que causa, que se parecem com tomates.


Foi identificada pela primeira vez no distrito de Kollam, em Kerala. As outras áreas afetadas de Kerala são Anchal, Aryankavu e Neduvathur.

Em maio, o Ministro da Saúde do estado indiano de Karnataka emitiu instruções de alerta máximo, conforme casos eram relatados na região. O pedido era para que os estados vizinhos monitorassem as crianças quanto a quaisquer sinais e sintomas, mas ressaltou que a situação não estava fora do controle.

A administração do distrito de Coimbatore, segunda maior cidade do estado de Tamil Nadu, também reforçou a vigilância na fronteira para evitar que o vírus entre no estado.

Ainda não se sabe o que pode ter originado o surto do microrganismo, mas especialistas publicaram nesta semana um artigo na revista científica The Lancet, dizendo que pode se tratar de uma nova variante da já conhecida Mão, Pé e Boca, doença infecciosa causada pelo vírus Coxsackie.

Os cientistas ressaltam ainda que, na maioria dos casos, as crianças infectadas tiveram uma infecção anterior por Chikungunya e dengue.

O estudo é assinado por Vivek P Chavda, do departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica, Gujarat, Índia, e por Kaushika Patel, do departamento de Tecnologia Farmacêutica, University, Ahmedabad, Gujarat, Índia.

Eles classificam ainda a doença como infecção viral rara e dizem que está em estado endêmico no país. Apesar disso, o risco de morte é considerado baixo.

A “gripe do tomate” é considerada autolimitada, ou seja, tem começo, meio e fim. No entanto, não existe, até o momento, nenhum medicamento específico para tratá-la.

Apesar de apresentar sintomas semelhantes à doença causada pelo SARS-CoV-2, pesquisadores afirmam que o vírus da febre do tomate não tem ligação com o coronavírus.

Sintomas

Os principais sintomas observados em crianças com gripe do tomate são semelhantes aos da Chikungunya, que incluem febre alta, erupções cutâneas e dor intensa nas articulações.

O termo “gripe do tomate” foi dado à infecção por conta das bolhas de cor vermelha que se formam no corpo dos indivíduos afetados. Essas bolhas se assemelham às observadas com o vírus da varíola dos macacos em indivíduos jovens.

As observações também mostram que as erupções cutâneas aparecem na pele com a gripe do tomate que levam à irritação da pele.

Os principais sintomas são:

  • Fadiga;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Desidratação;
  • Inchaço das articulações;
  • Dores no corpo e sintomas comuns semelhantes aos da gripe, que são semelhantes aos manifestados na dengue.

Nas crianças com esses sintomas, são realizados exames moleculares e sorológicos para o diagnóstico de dengue, Chikungunya, Zika vírus, varicela-zoster e herpes.

De acordo com o documento da The Lancet, uma vez que essas infecções virais são descartadas, a contração do vírus do tomate é confirmada.

“Como a gripe do tomate é semelhante à Chikungunya e à dengue, bem como à doença das mãos, pés e boca, o tratamento também é semelhante – ou seja, isolamento, repouso, bastante líquido e esponja de água quente para aliviar irritações e erupções cutâneas.

A terapia de suporte de analgésico para febre e dor no corpo e outros tratamentos sintomáticos são necessários.

Fonte: CNN

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp