O município de Abaíra, na Chapada Diamantina, registrou um fato no mínimo pitoresco, digno de novelas do dramaturgo baiano Dias Gomes, no último fim de semana. É que a prefeitura local se recusou a liberar um evento durante o tradicional Festival da Cachaça, que completou a 23ª edição neste ano.

O imbróglio teria ocorrido porque o evento contava com patrocínio do governo do estado, via Sufotur [Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia]. Para isso, a gestão de Edval Luz Silva (União) chegou a colocar máquinas retroescavadeiras para impedir acesso a um trio do evento, marcado para ocorrer no último domingo (24) na Praça Francisco Pereira.


O fato motivou uma liminar movida pela Associação Comunitária de Fazenda Malhada contra a prefeitura que foi atendida pelo juiz Rodrigo Souza Britto. Na sentença, proferida em plantão judiciário no mesmo domingo, o magistrado ordenou que o prefeito de Abaíra liberasse a realização do evento, com multa de R$ 300 mil em caso de desobediência à medida. Segundo relatos, mesmo com a decisão, a prefeitura teria insistido em bloquear a via, que foi liberada após negociações.

PREFEITO

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito, que é conhecido como Diga, disse que o evento seria uma invasão à competência do Município de organizar o festival e classificou a situação como politicalha. “Tentaram invadir a nossa cidade, mas jamais terão essa guarita, porque aqui tem moral, aqui tem homem governando, homem de sangue, de pulso, que governa Abaíra como nunca”, discursou.  

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp