Uma nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi inaugurada pelo governo estadual, nesta terça-feira (13), em Irecê. O equipamento faz parte das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Doutor Mário Dourado Sobrinho (HRDMDS).

Nesta primeira fase, segundo a Sesab, serão disponibilizadas 10 poltronas para manipulação de quimioterapia, além de dois leitos de estabilização. A unidade funcionará em uma área anexa para atendimento de mais de 700 mil habitantes de 38 municípios da região. 


A perspectiva é que a Unacon ofereça, em breve, leitos de clínica médica, cirúrgica, além de cirurgias oncológicas, tratamento por radioterapia e cuidados paliativos para pacientes com câncer.

Ainda de acordo com a pasta, em uma próxima etapa de execução do projeto de requalificação do Hospital Regional, está previsto que a unidade de saúde seja contemplada com a implantação de novos leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal; além do Centro Cirúrgico e da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). 

A expectativa é de que sejam criadas também outras estruturas, como o Centro de Parto Normal e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp