O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado, 28, que o governo federal mobilizará auxílio aos estados do Nordeste atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias — principalmente Pernambuco— onde já foram registradas mais de 30 mortes em decorrência dos temporais — e Alagoas.

Estão sendo enviados reforços dos ministérios da Cidadania e da Defesa e das Forças Armadas, afirmou.


“Determinei ao Ministério do Desenvolvimento Regional o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas”, publicou em suas redes.

A pasta do Desenvolvimento afirmou mais cedo que serão liberados 2,5 milhões de reais em assistência às principais áreas afetadas pelas chuvas — inicialmente, a verba será direcionada aos municípios de São Miguel dos Campos e Rio Largo, em Alagoas.

Bolsonaro, em suas redes, citou o fundo de 1 bilhão de reais atualmente existente para ações de socorro e assistência em desastres, utilizado inclusive para auxílio nos trabalhos de recuperação em Petrópolis (RJ), no início do ano, mas não citou quanto desse recurso ainda está disponível.

Prometeu, no entanto, que “mais recursos serão liberados nos próximos dias”. “Mantemos hoje 1 bilhão de reais disponíveis para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e que ainda podem ser usados na reconstrução de casas destruídas em razão das chuvas e infraestruturas públicas”, declarou.

Mais cedo, o governo já havia anunciado que os ministros do Turismo, Carlos Brito, e da Cidadania, Ronaldo Bento, visitarão Pernambuco neste domingo, 29.

Fonte: Veja Abril

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp