O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera para conquistar a Presidência da República nas eleições de 2022, de acordo com pesquisa conduzida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pela MDA. Enquanto o petista tem a maioria das intenções de votos, o atual presidente possui a maior taxa de rejeição entre os eleitores.
Na pesquisa espontânea — em que não são apresentados nomes aos entrevistados —, os votos favoráveis a Lula somaram 27,8% do total, enquanto Bolsonaro reuniu 21,6%. Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes, com 1,7%. 38,9% das pessoas ouvidas ficaram indecisas.
Na pesquisa estimulada — quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados —, o petista aparece com 41,3% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 26,6%. Ciro vem logo em seguida, com 5,9%, e empataria com o ex-juiz federal Sergio Moro. Os indecisos são 7,8%.
A pesquisa mostra ainda que Lula pode receber a faixa de presidente das mãos de Bolsonaro com o resultado do segundo turno. O ex-metalúrgico levaria a disputa com 52,6% dos votos, contra 33,3% do capitão reformado. Os votos brancos e nulos somariam 11,5%, e os que não souberam ou não quiseram responder foram 2,6%.
Bolsonaro também perderia para Ciro. Nesse embate, o cereanse teria 43,2% dos votos contra 33,7% do presidente. Bolsonaro, no entanto, venceria o seu desafeto João Doria, governador de São Paulo, por 36,3% a 33,5%.
Fonte: BNews