Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada hoje e bancada com recursos próprios, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança na corrida presidencial entre os eleitores de Pernambuco. Segundo o levantamento, o petista tem 53,5% das intenções de voto no primeiro turno da pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista de nomes de pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 27,5%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 5,2%; o deputado federal André Janones (Avante), tem 0,8%; o empresário Pablo Marçal (Pros), 0,7%; a sindicalista Vera Lucia (PSTU), 0,5%; o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e a senadora Simone Tebet (MDB), 0,3%; e o cientista político Felipe D’Avila (Novo), 0,2%. O ex-deputado José Maria Eymael (DC) e os candidatos Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano não pontuaram. Como a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, todos esses pré-candidatos estão tecnicamente empatados.
Os entrevistados que declaram voto em ninguém, branco ou nulo somaram 6,8%, enquanto os que não sabem ou não responderam foram 4,2%.
A sondagem de hoje não é comparável com a edição que foi divulgada em maio, já que entre as opções não consta mais o nome do ex-governador João Doria (PSDB) —o tucano deixou a disputa pelo Palácio do Planalto no final daquele mês após ficar isolado em seu partido. Além disso, foram incluídos os nomes de Péricles e Manzano.
O Paraná Pesquisas não divulgou o resultado da pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de pré-candidatos, ou simulações de segundo turno entre os eleitores de Pernambuco.
O levantamento ouviu 1.510 eleitores de 59 cidades do estado entre 4 e 8 de julho por meio de entrevistas presenciais. O índice de confiança da pesquisa, segundo o instituto, é de 95%, e o custo foi de R$ 45 mil. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-06968/2022.
Veja a seguir o resultado do cenário testado para 1º turno:
- Lula (PT): 53,5%
- Jair Bolsonaro (PL): 27,5%
- Ciro Gomes (PDT): 5,2%
- André Janones (Avante): 0,8%
- Pablo Marçal (Pros): 0,7%
- Vera Lucia (PSTU): 0,5%
- Luciano Bivar (União Brasil): 0,3%
- Simone Tebet (MDB): 0,3%
- Felipe D’Avila (Novo): 0,2%
- José Maria Eymael (DC): 0%
- Leonardo Péricles (UP): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Nenhum/branco/nulo: 6,8%
- Não sabe/não respondeu: 4,2%
Sobre o instituto
O Paraná Pesquisas é uma empresa de Curitiba, fundada em 1990. Realizou seu primeiro levantamento sobre intenções de voto para presidente em 2013 e, desde então, divulga pesquisas eleitorais pagas com recursos próprios ou de financiadores diversos. Na eleição de 2018, o instituto fez pesquisas com entrevistas presenciais de eleitores em suas casas financiadas pela empresa de consultoria de investimentos Empiricus e pela Fundação Presidente Jânio Quadros, ligada ao PRTB.
Atualmente, o Paraná Pesquisas também realiza levantamentos por telefone, com operadores treinados conversando com eleitores. O instituto informou ao UOL que realiza pesquisas usando diferentes métodos, a depender do que foi acordado com o financiador do levantamento.