nova Carteira de Identidade foi oficialmente lançada! O documento, em comparação ao antigo Registro Geral (RG), conta com mais vantagens e pontos positivos. A começar pela segurança. O RG Digital possui um número único válido em todo o Brasil, além de um QR Code para casos de autenticação.

Leia mais: Veja o passo a passo para a emissão da nova carteira de identidade

RG Digital também pretende carregar informações importantes do cidadão em um único lugar, como por exemplo, o CPF, a Carteira de Trabalho, o Título de Eleitor, os Números do NIS/PIS/Pasep, a Carteira Nacional de Saúde, dentre outros dados.

Uma das mudanças mais significativas é a possibilidade utilizar o novo RG também em viagens internacionais, por meio do código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina). A ferramenta é a mesma utilizada em passaportes.

Com isso, os principais prós do novo formado de identificação do brasileiro se resumem na possibilidade de carregar diversos tipos de documentos em um só lugar e de forma virtual, mais segurança contra fraudes e golpes de clonagem, além de, em caso de roubo da versão física, ser possível acessar a digital na internet pelo portal Gov.br.

Prazo de validade do RG antigo

Para evitar que as pessoas tenham que trocar imediatamente seus documentos, o governo federal definiu um prazo de utilização do RG tradicional, como conhecemos hoje.

Na prática, ele valerá pelos próximos 10 anos para a população com até 60 anos – depois desse prazo o novo documento será obrigatório. Já para quem possui mais de 60 anos, o documento antigo terá prazo de validade indeterminado.

Como solicitar o RG Digital?

O governo federal definiu o dia 3 de março de 2023 como prazo limite para os institutos de identificação se adequarem às mudanças do RG Digital.

Em suma, a emissão já está em vigor desde março deste. No entanto, cabe às secretarias de Segurança Pública dos estados e DF disponibilizarem o documento. Os interessados devem entrar em contato com os lugares de emissão para saber se eles já estão gerando a nova identidade.

Caso a resposta seja afirmativa, o cidadão deve apresentar a Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento para dar início ao processo. Depois de concluído, o órgão emissor informará a data de retirada do documento na versão física.

Fonte: Edital Concursos Brasil