Por meio de nota, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) afirmou na manhã de hoje (18) que irá atuar de “forma firme”, em parceria com as forças policiais, na apuração, identificação e responsabilização criminal dos autores do assassinato da ilaorixá conhecida como Mãe Bernadete, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador

O MP-BA expressou pesar e repúdio, e classificou o crime como um “assassinato brutal”. O órgão também se solidarizou com “a dor dos familiares, amigos, da comunidade quilombola e de toda a sociedade baiana”. 


Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informações preliminares indicam que dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel da vítima, na cidade de Simões Filho, e efetuaram disparos com arma de fogo na noite desta quinta-feira (17). Detalhes sobre a dupla de homicidas podem ser enviados, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

Em nota, a pasta confirmou que as polícias Militar, Civil e Técnica, após tomarem conhecimento do fato, iniciaram de imediato as diligências e a perícia no local para identificar os autores do crime.

Mãe Bernadete era ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola de Simões Filho. Ela era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos (Binho do Quilombo), liderança quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, também assassinado há 6 anos.

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp