A modernização da forma de pagamento tem sido o novo alvo de fraudes. O método via aproximação digital, com cartão de crédito já tem sido alvo destes golpes. cibercriminosos têm se aproveitado da tecnologia para roubar os dados de clientes.
Segundo ao site Olhar Digital, a empresa de cibersegurança, ESET, apontou que fraudadores tem utilizado um malware que afeta dispositivos Android com tecnologia NFC de pagamento à distância e por aproximação. Mensagens são enviadas em massa pelos criminosos que fingem ser representantes de banco.
Nesse golpe, a vítima baixa um aplicativo para resolver o problema apontado, porém se trata de um malware. A ferramenta transmite o sinal de NFC de um dispositivo Android para um servidor mantido pelos criminosos para outro aparelho. Com isso o smartphone da vítima é clonado e seus dados podem ser utilizado.
A fraude foi detectada na República Tcheca e um homem foi preso suspeito de usar caixas eletrônicos a partir dessa modalidade. No Brasil ainda não há casos.
Mesmo sem registros de casos no Brasil, especialistas afirmam que a prática pode ser “importada” para outras regiões.
Fonte: Bnews