O aplicativo Caixa Tem pode ser usado para oferecer uma nova linha de crédito de até R$ 5 mil. Isso porque o governo federal planeja novas formas de estimular o crescimento da economia por meio da abertura de empréstimo com foco nos trabalhadores autônomos e informais, beneficiários das parcelas do auxílio emergencial.
As condições de pagamento no programa e a taxa mensal de juros ainda não foram definidas para programa, contudo, de acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a proposta é que a taxa cobrada seja menor que os valores praticados no mercado na atualidade.
“Nós já temos essa linha estratégica há dois anos. Mas faltava um instrumento digital, que foi criado a partir do auxílio emergencial, o Caixa Tem”, falou o executivo do banco em entrevista concedida à CNN Brasil.
Embora a expectativa seja grande para muitos trabalhadores, a linha ainda não tem data para ser liberada. Incialmente, a previsão é que nenhum empréstimo deve ser criado pelo governo até que os pagamentos do auxílio emergencial terminarem.
Empréstimo pelo Caixa Tem vai aceitar negativados?
A previsão é que o empréstimo seja uma linha de microcrédito, não um consignado, por esse motivo, poderá levar em conta o histórico de pagamentos dos clientes nos scores de crédito como SPC e Serasa.
O que significa que a liberação poderá depender da análise de crédito feita pela Caixa Econômica, dessa forma, caso o interessado esteja com o nome sujo pode não conseguir pedir o empréstimo. Contudo, o banco ainda não estabeleceu as regras de contratação.
Fonte: Edital Concursos Brasil