Estar com o nome negativado, não é objetivo de nenhum brasileiro, afinal de contas, estar com o nome sujo significa que por algum motivo o cidadão não conseguiu cumprir com o pagamento de suas dívidas.

No entanto, o nome negativado traz consigo algumas dificuldades, como, por exemplo, a obtenção de crédito, seja para conseguir um cartão de crédito, solicitar financiamento de um carro, ou ainda fazer um empréstimo.


Afinal de contas, estar inadimplente com alguma ou algumas contas significa que é um risco para os bancos e instituições financeiras oferecerem alguma opção de crédito para este consumidor.

Esse cenário é enfrentado por mais de 60 milhões de brasileiros que atualmente estão inadimplentes, segundo dados do Serasa.

No entanto, apesar da dificuldade de obter alguma modalidade de crédito, muitas pessoas negativadas buscam por informações quanto a possibilidade de solicitar um empréstimo.

Vale lembrar que apesar de ser mais difícil de conseguir crédito não significa que é impossível, e assim, mesmo inadimplente as instituições consideram outros cenários como o relacionamento com bancos, quais são as dívidas, o comprometimento da renda entre outros pontos para a concessão de crédito.

Essas e outras informações podem mensurar o nível de risco envolvido para uma possível liberação de empréstimo assim como a definição de taxas de juros e condições que serão aplicadas ao pagamento.

Nesse contexto geral de informações vamos entender juntos qual é a dinâmica para a liberação de crédito e se é possível conseguir um empréstimo ou demais modalidades de crédito mesmo com o nome sujo.

Estou com nome sujo, consigo pedir algum empréstimo?

Sim! É super possível conseguir realizar um empréstimo mesmo com o nome sujo, chamado empréstimo para negativados.

Contudo, como é de se imaginar as ofertas de crédito para quem está negativado são reduzidas e podem conter condições e juros um pouco diferentes das opções ofertadas a quem está com o nome sem restrições.

Isso porque, na hora de realizar a solicitação de empréstimo, as instituições financeiras avaliam basicamente três pontos, sendo eles:

  • Renda do solicitante – Comprometimento da renda do solicitante com dívidas e capacidade de pagamento;
  • Relacionamento com instituições financeiras – Pessoas que costumam ter bons relacionamentos com bancos, contratando e pagando seus débitos em dia, pagando cartão em dia, podem ser considerados com bom relacionamento;
  • Perfil financeiro – Diz respeito ao histórico de dívidas, de pagamentos da dívida, situação do CPF, score de crédito, dentre outras.

No entanto, ao verificar que o solicitante do crédito está inadimplente os bancos costumam seguir dois caminhos, sendo o primeiro a negativa da solicitação e a segunda é a aprovação com restrições, ou seja, a liberação de crédito em valores mais baixos, prazos mais curtos de pagamentos, taxa de juros maiores, dentre outras.

Onde conseguir um empréstimo com nome sujo?

Existem instituições financeiras que possuem linhas exclusivas de empréstimo para negativados, no entanto, não se esqueça que nem sempre serão encontradas as melhores opções de pagamento e taxas de juros nessas linhas.

Outros bancos podem ter critérios diferentes para a liberação do crédito, uma possibilidade muito comum de conseguir empréstimo mesmo com nome sujo é a modalidade de empréstimo com garantia.

Na opção de empréstimo com garantia, o consumidor coloca algum bem como garantia de que irá realizar o pagamento do crédito solicitado.

No entanto, nesse caso é preciso atenção, pois, ao colocar algum bem como garantia e não realizar o pagamento, o banco pode tomar o bem colocado em jogo.

Existe também a opção de empréstimo consignado, destinado geralmente a aposentados e pensionistas, nesse caso, como o empréstimo consignado tem a parcela do empréstimo descontado direto na folha de pagamentos e não é o consumidor quem tem que se comprometer em receber e escolher pagar ou não o banco, essa é uma opção bem simples e fácil de conseguir empréstimo mesmo com nome sujo, mas fica limitado a determinados consumidores.

Existe também a possibilidade de antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), disponível aos trabalhadores que possuem saldo nas contas do fundo.

Na opção de antecipação do saque-aniversário, como o FGTS fica como garantia, o risco de inadimplência é praticamente zero, sendo assim, as instituições financeiras conseguem liberar o crédito mesmo para quem tem nome sujo.

Fonte: Jornal Contabil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp