A Embasa está intensificando a fiscalização e o combate às ligações clandestinas de água, mais conhecidos como “gatos”, no município de Conceição do Jacuípe. Há cerca de 15 dias, somente em uma rua do bairro Baldez foram identificados 20 imóveis que estavam usando a água distribuída pela empresa irregularmente.

fPESQUISAR CATEGORIAS


Segundo o gerente da Embasa no município, Djalma Santos, a estimativa é que tenham sido consumidos mais 2,4 mil m³ de água clandestinamente nestes imóveis no período de um ano. “Este volume todo, de mais de 2 milhões e quatrocentos mil litros de água, daria para abastecer mais de 40 casas em um ano, mas infelizmente é desviado/furtado”, explica. Além do risco de contaminar a água da rede de distribuição no momento em faz o “gato”, os moradores que adotam este tipo de prática criminosa também prejudicam o abastecimento dos vizinhos. “Quem usa água através de uma ligação clandestina, sem pagar, acaba consumindo muito e sem controle, afetando e reduzindo o volume que deveria ser distribuído para os moradores que têm ligação de água regular e pagam suas contas em dia”, argumenta a gerente comercial da Embasa Salen Brito.

Furto de água é crime

A prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa.  Ligações clandestinas de água podem ser denunciadas pela população pelo telefone 0800 0555 195, de maneira anônima. 

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp