SAÚDE & BEM-ESTAR

Asma: saiba como diagnosticar e tratar essa doença que pode ser fatal

De acordo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20 milhões de brasileiros são asmáticos. A baixa umidade do ar, a variação climática e o aumento das infecções virais no período favorecem o aumento das crises, podendo levar o paciente a ser internado. “Trata-se de uma doença sem cura e que precisa ser levada a sério”, alerta a Dra. Priscila Osório, alergologista do Grupo Fleury,  detentor da Diagnoson a+ na Bahia. 

A asma é caracterizada por falta de ar, sibilos (assobios agudos durante a respiração), tosse e dor no peito decorrentes de inflamação e obstrução dos brônquios. “A asma alérgica é a mais comum, principalmente, nas crianças. Ela é desencadeada por alérgenos inalantes como ácaros, pólens e fungos. Exercícios físicos, infecções respiratórias e medicamentos estão entre outras possíveis causas. A asma não alérgica é aquela onde não há alérgenos inalantes como desencadeantes, sendo a mais comum a chamada asma eosinofílica”, explica. 

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico da doença começa com avaliação clínica e exame físico. Posteriormente, podem ser necessários exames como a espirometria e testes alérgicos para demonstrar a presença da alergia como causa. 

De acordo com a especialista, existem dois tipos de tratamento para a asma e a escolha entre eles vai depender da classificação da doença: o tratamento de crise, quando na maioria das vezes faz-se o uso de broncodilatadores; e o tratamento de controle, quando se faz necessário o uso de medicamento por período mais prolongado entre as crises, a fim de tentar manter o paciente mais tempo assintomático e com a doença sob controle. 

“Hoje em dia tem surgido também novos tratamentos para casos mais graves e esses devem ser avaliados de forma individualizada”, comenta a médica.  

Segundo o Dr. João Salge, pneumologista do Grupo Fleury, o tratamento é fundamental para o controle dos sintomas, o que provê ganho de qualidade de vida e  reduz o absenteísmo no trabalho e na escola. 

“Além disso, o bom controle evita o risco de remodelamento brônquico, que é um fenômeno de modificação estrutural das vias aéreas (que ficam mais espessas com o tempo em virtude dos ciclos acumulados de inflamação), gerando perda progressiva da função respiratória”, explica. 

Após o diagnóstico e a descoberta da causa, deve-se evitar o fator causal. Se a doença for de origem alérgica, por exemplo, é preciso manter os ambientes limpos e arejados. “A boa adesão ao tratamento, seguindo corretamente as orientações médicas, também é importante para evitar novas crises. Ao reconhecer o início de uma crise, caso necessário, procure atendimento o quanto antes para evitar a progressão para quadros mais graves”, acrescenta Dra. Priscila. 

A asma é uma doença potencialmente grave que pode levar à morte. Sendo assim, é fundamental que o tratamento seja cumprido de forma correta e contínua. “Apesar de ser uma doença crônica e sem cura, o tratamento atual é bastante eficaz e pode melhorar muito a qualidade de vida do paciente”, conclui. 

Sobre a questão da prevenção, Dr. João Salge explica que é fundamental a higiene ambiental. “Deve-se evitar tudo que acumula poeira como tapetes, carpetes, cortinas. Além disso, é preciso deixar os ambientes arejados com bastante iluminação natural e adotar medidas para a prevenção de infecções respiratórias,” alerta. 

Sobre o Grupo Fleury 

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 2,5 mil médicos, a empresa conta com cerca de 250 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann Laboratório, Serdil, Clínica Felippe Mattoso, Labs a+, Lafe, Diagnoson a+, Diagmax, Instituto de Radiologia de Natal, CPC e Inlab. Além de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em medicina personalizada e de precisão, por meio do seu braço de negócios de Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br) e em saúde corporativa e atenção primária, atua com a marca SantéCorp. Também, recentemente foi lançada a plataforma Saúde iD, que surge para integrar produtos e serviços de saúde em um único lugar, permitindo que o indivíduo tenha, pela primeira vez, todas as suas informações de saúde reunidas num único lugar (https://www.saudeid.com.br/). Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br 

Sobre a Diagnoson a+ 

A Unidade Diagnoson a+, localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a+ Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar. A unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que, além dos testes laboratoriais, inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Diagnoson a+, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo